Artigos técnicos,diagramas elétricos....

Espero poder ajudar com estes materiais aqui postados,caso alguem tenha algum diagrama e queira ajudar com esta seção, é bem vindo.
Diagramas elétricos, mecânicos e em geral...
Click nas imagens para aumentar.
(materiais achados na net)

Buzina


Relé de buzina

















Chave do lmpador












Luz de ré


Teto 59...64














Lavador de para-brisa




Esquema limpador de para-brisa
























12 fusíveis...
Diagrama Fusca 1976(enviado pelo amigo Paulo Roberto Grisolia)
Obrigado pelo excelente material.



10 fusíveis...

8 fusíveis...





























































































Esquema com Alternador...



































Instalando Alternador...
















Relé de farol






























Vista do socket de farol

















Vista da chave do farol















Relé de pisca

































Limpador de para-brisa




















Vista da caixa de fusiveis






















Diagrama ... relé de buzina e outros...



































Lanternas traseiras
















Diagrama para ligação da ignição eletrônica:





Ligação de relé para motor de arranque:
















Ligação dos cabos do distribuidor:














Distribuidor

































cabeçotes









 




arvore de manivelas





















carburador




































 motor boxer




















































Diagrama de instrumentos-retirado do site garagem vw.
 Sistema de freios:
 













Vidro traseiro(vigia)






Esquema de montagem do volante cálice
















Sistema de ar quente 1200














































Diagrama do interior do tunel






























































Saia traseira comum e saia "H"

Pra quem quiser tirar a dúvida...
saia comum(paralela)
saia "H"

usada originalmente até 66

 A evolução do painel de 1950 a 1961.


                                                    
Até setembro de 1952:

De outubro de 1952 até julho 1955 (com botão de acionamento do lado esquerdo do velocimetro. Cinzeiro sem o pegador e sem cromados)

De agosto 1955 até julho de 1957 (desaparece o botão de acionamento do motor. O cinzeiro possui um cromado em volta e surge o pegador no cinzeiro):

De agosto de 1957 até Julho de 1960:

De Agosto 1960 até julho de 1961 (surge o PQP de fábrica):

A partir de agosto de 1961 (finalmente o marcador de combustível aparece):
Dimensões do chassi do FUSCA







O Friso da tela do Alto-falante do painel de 1958 a 1960 é diferente do pos 60, 
ou seja, ele é mais bicudo, e tem grampos mais finos

- DE 1958 A 1961:



- DE 1962 A 1970 1ª SERIE :


Pedais do lado direito??????........




EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS DO VW BRASÍLIA 73 e 74- lisas, cibié com piscas laranjas e aro cromado 


 75- lisas cibié vermelho rubí com aro cromado, 


 76 e 77- polimatic ou Arteb Hella vermelho rubí sem aro, 


 78,79,80 e 81 primeira série- frisadas vermelho rubí polimatic ou arteb 


 81 segunda série e 82-  com piscas laranjas arteb


Paralela Fumê

Combinação comum paralela


 Vale lembrar que no México, todos os Brasilias de lanterna lisa tinham piscas laranjas (âmbar) e aro cromado (sem aro é paralela) , e acredito que o mesmo ocorreu com as de lanternas frisadas, mas não tenho certeza...


Macacos do FUSCA

Modelos de Macacos - até 1966.



Modelo de Macacos - 67 a 70 1.ª série

Fixação no berço. Posição de uso.




Modelo de Macacos - 70 2.ª série/ 71 a ...?

Fixação no berço. Modo de uso idêntico ao 68 a 70.
ABAIXO AS DIFERENÇAS ENTRE AS SETAS DIANTEIRAS FINAS (ATÉ 65) E SORRISO CURTO

SETAS FINAS























Seta sorriso curto























AS SETAS FINAS ATÉ 64 SÃO UM POUCO MAIS PRA FRENTE QUE AS DE SORRISO CURTO
ABAIXO VE-SE A POSIÇÃO CORRETA






PISCA SORRISO CURTO

DE 1965 A 1969





Comutator

Nos Ovais até os Nacionais 1966, o "comutador" que alterna entre farol alto ou baixo

fica ao lado da embreagem (na cangalha)

Este "comutador" não é um relampejador, ele só alterna os farois alto/baixo quando o farol esta ligado

Nos ovais:




em um 61/62