Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

Localização da numeração do chassi e plaqueta de identificação

Fusca 1200-1300-1500-1600
Chassi gravado no túnel central, sob o assento traseiro
Plaqueta fixada no compartimento da roda sobressalente, no interior do porta malas

Kombi 1220-1500-1600
Até 1982 o chassi era gravado no compartimento do motor, lado direito da carroceria, próximo a bateria.Em 1975 modelo 1976, essa gravação passou a ser feita na carroceria sob o assento dianteiro direito.
Até o ano/modelo 1963 plaqueta fixada no compartimento do motor , a direita junto ao tanque de combustivél , do ano de 1964 até 1975 passou a ser fixada ao lado direito da canaleta de ar no compartimento do motor e a partir de 1976 fixada na parede divisória do salão atrás do encosto do banco do motorista.

Decodificação do chassi

Veículos produzidos até ano/modelo 1961 - Fusca e Kombi 1200

Fusca 1200- primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil
O segundo módulo é composto por seis digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
000001 = Numeração serial.

Kombi 1200 - primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil

O segundo módulo é composto por sete digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
0000001 = Numeração serial.

Veículos produzidos do ano/modelo 1962 a 1969

Nesta etapa a codificação é composta por três módulo com um total de oito dígitos.

EX: B3000001 (número fictício)

Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil

Segundo módulo é composto por um dígito numérico que identifica o ano de fabricação do veículo.

2 = 1962 3 = 1963 4 = 1964 5 = 1965 6 = 1966 7 = 1967 8 = 1968 9 = 1969

Terceiro módulo é composto por seis dígitos numéricos que identificam a sequencia de produção

Até 1969 a decodificação do chassi não possui nenhum dígito que identifique o modelo do veículo, para conhecimento segue período de produção de cada versão:

Fusca 1200 de 59 a 67
Fusca 1300 de 67 a 86
Sedam 1600 4 portas de 69 a 71
Kombi 1200 de 57 a 67
Kombi 1500 de 67 a 75

Veículos produzidos do ano/modelo 1970 a 1982

Nesta etapa a codificação do chassi é composta por três módulos num total de oito dígitos

EX:BP000001 (número fictício)

Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil

Segundo módulo é composto por um dígito alfabético que identifica o modelo do veículo

P= Fusca 1300 de 71 a 73
J= Fusca 1300 de 74 a Setembro de 79
O= Fusca 1300 de Outuubro de 79 a Junho de 82
S= Fusca 1500 de Julho de 70 a Agosto de 75
Z= Fusca 1600 de Abril de 75 a Setembro de 80
D= Fusca 1600s de Agosto de 74 a Abril de 75
B= Sedan 4pts 1600 de Agosto de 70 a Fevereiro de 71
H= kombi 1500/1600 de 70 a Junho de 72
V= Variant de 70 a 77
W= Variant II de NJovembro de 77 a Dezembro de 80
F= TL 1600 de Agosto de 70 a Agosto de 75
I= TL 1600 4pts de Junho de 71 a Janeiro de 76
L= SP2 e SP1 de Junho de 72 a 76
A= Brasilia de 73 a 81
X= Brasilia de Agosto de de 81 a Março de 82
Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82


1961...primeira ou segunda serie...
Veja no seu velocimetro, o original do 61 é VDO ou HORASA com ponteiro de acrilico, atras dele tem a data, mes e ano, portanto o mes e ano do carro . . . 1º semestre = 1ª serie, 2º semestre = 2ª serie.
Outra dica

algumas modificações para FUSCA 1961...

chassi:
B-031001 <- pisca lateral bananinha
B-032135 (03/61) <- câmbio 1ª seca
B-056576 (12/61) <- braço articulado do capô dianteiro

OBRIGADO AO CLUBE do FUSCA POÇOS DE CALDAS pelas informações !!! http://www.fuscapocos.com.br/

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(FUSCAS ALEMÃES e MEXICANOS)


CAMBIOS VW

O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial. 
- Escalonamento

Até 1978 o escalonamento era o seguinte:

1ª -  3,80:1

2ª -  2,06:1 

3ª -  1,32:1

4ª – 0,89:1

Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha. 

- Relação de diferencial

As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos. 

- 7 X 31 (4,43:1)

- 7 X 36 (5,143:1)
  
- 8 X 35 (4,375:1)

- 8 X 33 (4,125:1)

- 8 X 31 (3,875:1)


O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.

O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.

O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.

O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

 PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard
- Como identificar os câmbios VW


Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.
A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW


BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )

BL. - SP2 ( 8 X 31 )

BP - Fusca  1300 e 1300L ( 8 X 35 )

BS - Fusca  1500/1600 ( 8 X 33 )

BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )

PC - Variant II ( 8 X 33 )

PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )

PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )

PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )

PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )

PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )


                 Códigos dos MOTORES


BD-1600 GAS   FUSCA                              
BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP 
BJ - 1300 GAS FUSCA 
BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA 
BM - 1300 ALC GOL 
BN - 1600 GAS BRASILIA 
BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO
BV - 1600 GAS VARIANT 
BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP 
BY - 1300 GAS GOL 
BZ - 1600 GAS KOMBI 
UF - 1600 GAS FUSCA 
UG - 1600 GAS KOMBI 
UJ - 1600 ALC FUSCA 
UK - 1600 ALC KOMBI 

Motores acima de 90 
UFA - 1600 GAS FUSCA 
UJA - 1600 ALC FUSCA 
UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT

MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )

B-1200
BJ-1300 
BF-1300
BH-1500
BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600 
BL-1700 ( SP 2 )


Dados interessantes sobre a produção do fusca: 
Ano de maior produção: 1971 com 1,291,612 fuscas produzidos.

Ano de menor produção: 1987 com 17,166 fuscas produzidos.

Ano similar de produção: 1950 -1985-1990-1991-1992 com medias de 80,000. 

Ano similar de produção: 1954 -1980 com medias de 200,000. 

Apogeo do fusca: Decada de 60 e inicio dos anos 70 com mais de 1,000,00 de fuscas por ano.

Decada de baixa: Final dos anos 80 com media de 20,000 por ano. 

Produção Mundial, segundo comunicado da Assessoria de Imprensa da Volkswagen: 

----------------------------------------------------------------------------- 
ANO = PRODUÇÃO ANUAL = TOTAL ACUMULADO 
----------------------------------------------------------------------------- 
1945/49 = 86,182 = 86,182 
1950 = 81,979 = 168,161 
1951 = 93,709 = 261,870 
1952 = 114,348 = 376,218 
1953 = 151,323 = 527,541 
1954 = 202,174 = 729,715 
1955 = 279,986 = 1,009,701 
1956 = 333,190 = 1,342,891 
1957 = 380,561 = 1,723,452 
1958 = 451,526 = 2,174,978 
1959 = 575,406 = 2,750,384 
1960 = 739,443 = 3,489,827 
1961 = 827,850 = 4,317,677 
1962 = 877,014 = 5,194,691 
1963 = 838,488 = 6,033,179 
1964 = 948,370 = 6,981,549 
1965 = 1,090,863 = 8,072,412 
1966 = 1,080,165 = 9,152,577 
1967 = 925,787 =10,078,364 
1968 = 1,186,134 =11,264,498 
1969 = 1,219,314 =12,483,812 
1970 = 1,196,099 =13,679,911 
1971 = 1,291,612 =14,971,523 
1972 = 1,220,686 =16,192,209 
1973 = 1,206,018 =17,398,227 
1974 = 791,053 =18,189,280 
1975 = 441,116 =18,630,396 
1976 = 383,277 =19,013,673 
1977 = 258,634 =19,272,307 
1978 = 271,673 =19,543,980 
1979 = 263,340 =19,807,320 
1980 = 236,177 =20,043,497 
1981 = 157,505 =20,201,002 
1982 = 138,091 =20,339,093 
1983 = 119,745 =20,458,838 
1984 = 118,138 =20,576,976 
1985 = 86,189 =20,663,165 
1986 = 46,633 =20,709,798 
1987 = 17,166 =20,726,964 
1988 = 19,008 =20,745,972 
1989 = 32,421 =20,778,393 
1990 = 84,716 =20,863,109 
1991 = 85,681 =20,948,790 
1992 = 86,613 =21,035,403 
1993 = 104,710 =21,140,113 
1994 = 95,600 =21,235,713 
1995 = 33,361 =21,269,074 
1996 = 39,722 =21,308,796 
1997 = 35,678 =21,344,474 
1998 = 36,492 =21,380,966 
1999 = 36,446 =21,417,412 
2000 = 41,260 =21,458,672 
2001 = 38,850 =21,497,522 
2002 = 24,407 =21,521,929 
2003 = 7,535 =21,529,464